Pesquisar

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

O Hobbit

O Hobbit

J.R.R.Tolkien
resenha por Diogo Besson

um hobbit aceita fazer parte de uma aventura inesquecível

ficha

ISBN: 9788578273873
Número de páginas: 328
Editora: WMF MARTINS FONTES
Edição: 4ª
Ano 2011

resenha curta: O Hobbit

Nem preciso dizer que escolhi este livro como primeiro post por ser uma obra de literatura fantástica bastante respeitada e que deve fazer parte da prateleira de todo amante da escrita de J.R.R. Tolkien.

A história começa no pacato Bolsão, lar de um Hobbit chamado Bilbo Bolseiro, que leva uma vida normal, medíocre e sem muitas emoções além das obtidas por meio do descanso, do bom papo e da culinária.

http://p2.trrsf.com.br/image/fget/cs/649/864/0/0/301/401/img.terra.com.br/i/2012/09/24/2567043-2881-rec.jpg


O aventureiro mago cinzento, Gandalf, está à procura de um Ladrão sorrateiro que queira juntar-se a um grupo de alegres companheiros para uma jornada inesquecível:  uma longa caminhada pela Terra Média até uma antiga caverna, antes habitada por anões, que agora transformou-se em morada de um Dragão cruel e ganancioso chamado Smaug. Esse Dragão possui um tesouro roubado de diversos povos, esmagados pela sua violência e tirania.

http://100grana.files.wordpress.com/2011/05/gandalf-glasses-550x412.jpg?w=560


Mesmo com os perigos da aventura, fascinado pela chance de obter uma experiência bastante enriquecedora, em todos os sentidos, Bilbo acaba sendo levado na conversa e une-se ao grupo de Gandalf e seus amigos Anões (Fili, Kili, Oin, Gloin, Dwalin, Balin, Bifur, Bofur, Bombur, Dori, Nori, Ori, and Thorin Escudo de Carvalho).

http://bananadrops.com/upload_img/o_hobbittrilogia.jpg


Nessa aventura o grupo enfrenta diversos perigos, como falta de alimentos, Trolls, Orcs e Elfos da Floresta das Trevas, mas também tem a oportunidade de conhecer o sabor da verdadeira amizade com a turma de Elrond, em Valfenda (também conhecida como Rivendell, Imladris ou Karningul), e com Beorn, o homem-urso.

É nessa história também que verificamos a aparição do um-anel e do Gollum, elemento chave e personagem importante da famosa trilogia "O Senhor dos Anéis".

Importante destacar que se verifica uma crescente maturidade da auto imagem de Bilbo durante a história. Com certo desprezo e descrédito no início da história, seus feitos, inteligência e sabedoria vão fazendo com que ele ganhe respeito dos colegas de grupo, servindo de exemplo de ponderação, coragem e astúcia.

Apesar de Tolkien não ter escrito O Hobbit para crianças (SAMMONS, 2010), alguns afirmam que a obra surgiu como incentivo à leitura para os filhos do autor. Na minha opinião, é um livro altamente recomendado como literatura infantil. Leve e de fácil prazer, certamente vai encantar jovens e adolescentes que dedicarem alguns momentos nessa leitura.


Atualizações:

(10-10-2012) - O Leitor Davi enviou um link para a skynerd que contém um vídeo bacana sobre O Hobbit na União Soviética : https://www.youtube.com/watch?v=6m0l3Yr1B50#!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo contato. Responderei assim que possível.